quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Guia de Natal

1. O que comprar
Chegámos ao Natal, a época de fazer compras. Como sou vossa amiguinha, vou-vos dar um conselho: não comprem porcaria. O mundo já está cheio de lixo, logo não sejam parte do problema; sejam parte da solução. Sejam selectivos nos materiais das coisas que compram e não comprem coisas que se acumulam em casa das pessoas. Eu gosto de dar livros, roupa, ou comida e tento limitar as minhas compras de coisas em plástico.

Na selecção de livros, têm muito por onde escolher, inclusive os dos meus colegas da Destreza. Recomendo os seguintes:

Um dos livros que encontrei recentemente é o Ginginha Portuguesa de Ana Pereira Marques. É uma edição de autor e também há versão em inglês para oferecerem aos vossos amigos estrangeiros. Não está à venda em livrarias; têm mesmo de contactar a autora pelo blogue "Garfadas Online".

Quanto a comida, se tiverem talento, podiam fazer uns bolos, biscoitos, ou umas compotas em casa. Basta seguirem as instruções da Joana Roque no blogue "A economia cá de casa", um dos meus blogues preferidos. Se não estão para se chatear, comprem coisas artesanais, como por exemplo biscoitos e bolachas da Dentada Produções (declaração de interesses: eu sou amiga da dona, mas ela não me pediu, nem me pagou, para fazer publicidade).

Mas há outras empresas artesanais que podem patrocinar, ora vejam: a revista Visão teve uma ideia muito gira: fez uma lista de 25 presentes de Natal que ajudam empresas nas zonas afectadas pelos incêndios. Nesta lista encontram muitas pequenas empresas que fazem coisas tão diversas como queijo, carnes fumadas, sabonete, cerâmica, etc.

Tenho uma outra ideia para uma prenda: podem patrocinar um aluno da Academia de Bailado da Lousã. Eu tenho uma afilhada de ballet lá há vários anos, mas não é necessário que seja lá. Informem-se e podem encontrar outras oportunidades noutros sítios. Esta prenda não produz lixo na casa de ninguém, nem engorda.

2. O que fazer
Se andam aborrecidos, podem ouvir o David Sedaris com os seus "Santaland Diaries". Preparem-se para chorar a rir.

Outras tradições de Natal nos EUA incluem ver:

Boas festas e portem-se bem...

1 comentário:

  1. Outra sugestão:
    https://www.48hrbooks.com/
    Tira da gaveta, ou desta casa, uma mão cheia de textos e em 48 horas tem em casa um livro impresso para oferecer aos amigos.
    Experimentamos. Funciona muito bem.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.