quarta-feira, 14 de junho de 2017

Bipolaridade da violência

Quando há um tiroteio nos EUA, é tradicional o GOP reafirmar a importância de as pessoas terem acesso a armas para se defender. Quem fala em limitar o acesso a armas, inclusive a pessoas com deficiências mentais ou até físicas que as impeçam de manusear uma arma com segurança, é criticado pelo GOP por quererem um estado papá: são pessoas fracas, não sabem defender-se, e dependem do governo para tudo. Na sequência do tiroteio de hoje, desse lado da bancada não se ouve nada disso; ouve-se sim que precisamos de ir para além da divisão partidária e sermos solidários com as vítimas.

Mas Newt Gingrich e Donald Trump, Jr. já culparam a Esquerda e a Kathy Griffin, em particular, pelo tiroteio por ter incentivado as pessoas à violência com a foto da cabeça do Presidente Trump ensanguentada. Os bonecos do Obama enforcado parece que não incentivavam à violência; suponho que eram apenas um exercício de liberdade de expressão. Não sei se, em 2011, os Republicanos e a Direita se sentiram responsáveis pelo que aconteceu a Gabrielle Giffords, congressista Democrata que levou um tiro na cabeça.

Pela minha parte, não tenho ilusões: eu sei perfeitamente que posso levar um tiro a qualquer altura. Mas também sei que para morrer não é necessário que a causa seja um tiro.

3 comentários:

  1. Newt Gingrich e Donald Trump Jr têm razão. A CNN, o Washington Post, o New York Times, e mais uns quantos, na Europa, têm alimentado uma campanha de ódio contra Trump imprópria de democracias civilizadas. Procuram por todos os meios sabotar o mandato conferido pelo voto. Certamente, este não vai chegar ao fim. Mas não sem antes ter desmascarado a podridão do actual mainstream mediático.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O próprio Donald Trump incitou à violência durante a campanha, será que a comunicação social devia olhar para o lado e não noticiar coisas destas?
      http://www.nbcnews.com/politics/2016-election/trump-reverses-cuba-wonders-what-happens-if-clinton-security-disarms-n649781

      Eliminar
    2. É. É bem parecido, por exemplo, com um apoiante de Trump trazer preso à cintura um boneco de cabeça ensanguentada de Hillary Clinton.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.