segunda-feira, 15 de maio de 2017

Milagres e diversificação

O PIB cresceu à taxa anual de 2,8% no primeiro trimestre de 2017 devido às exportações, com um grande peso para as exportações para Angola, que cresceram 48,3% em termos homólogos, ou seja, o crescimento da economia portuguesa dependeu das exportações para um país cuja capacidade de financiamento depende do preço do petróleo e que tem problemas com corrupção, violação de direitos humanos... Que boa notícia e é sustentável!

Lembram-se que, no ano passado, o mau resultado do primeiro trimestre se devia ao mau desempenho das exportações para Angola -- devíamos mandar um cartão a agradecer terem tido aquela crise porque deu-nos jeito agora. Notem que, para diversificar o risco das exportações, Portugal tem mais dois santos beatificados, logo atrairá mais turistas.

Dava jeito se houvesse mais um milagre que nos garantisse mais peregrinos, por exemplo, a imagem de Cristo queimada em pasteis de nata ou nas queijadas de Tentúgal. Com uma doçaria conventual tão extensa, é quase impossível que não haja milagres deste tipo a torto e a direito...

O consumo não cresceu, mas a procura de crédito não parou de crescer para comprar casa e carro. Quem diria...

O emprego no estado, em Março, também cresceu, apesar de nos terem assegurado que as medidas dois por um (aposentam-se dois, contrata-se um) estavam a ser implementadas. Bem sei que é uma impossibilidade matemática, mas considerem isto o milagre de Segunda-feira.

2 comentários:

  1. Em Setembro ou Outubro, começou a ter-se a percepção que o Governo, ia controlar o défice e as contas e por causa disso os empresários não esperaram mais e começaram a investir.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.