quarta-feira, 15 de março de 2017

É aqui que me inscrevo?

Hoje gostaria de me inscrever para ser especialista na Holanda. Em primeiro lugar, não se chama Holanda, chama-se Países Baixos, pois Holanda refere-se a apenas duas das províncias do país: Noord-Holland e Zuid-Holland.


Nos Países Baixos, a mobília entra pela janela nas casas antigas, é por isso que nas paredes exteriores há uns ganchos de metal que servem para içar as peças. As escadas das casas são muito estreitas e os degraus altos (suponho que o problema pode ser meu porque sou baixinha).

Os holandeses comem muito pão e um snack comum das crianças é pão barrado com manteiga sem sal com sprinkles de chocolate por cima, chama-se hagelslag; é parecido com aquelas sanduíches de manteiga e açúcar que nós fazíamos quando éramos miúdos. O melhor iogurte que já comi é o do café-restaurante do Museu Hermitage (tenho saudades dos iogurtes portugueses de antigamente, que eram vendidos em boiões de vidro).

Nos Países Baixos, o sabor a alcaçuz é muito apreciado e dá para comprar rebuçados e pastilha elástica com esse sabor. Yuck, dá-me vómitos!!!

Gosto muito de Jan Cremer, um artista -- pintor e autor -- e tive uma sorte imensa em poder ver esta exposição no Museu Marítimo.


Por falar em Museu Marítimo, a cobertura do pátio do Museu Marítimo de Amsterdão deu-me uma sensação parecida com a da cobertura do pátio da National Portrait Gallery em Washington, D.C. Mas só lá indo para ver se sofrem do mesmo mal que eu.

Está-se mesmo bem no College Hotel em Amsterdão a tomar um café. No entanto, passear pela cidade pode ser chato porque ao pé dos urinóis públicos cheira mal. Suponho que é parecido com passar por certas esquinas em Portugal, que os homens usam para se aliviar.

O distrito das luzes vermelhas (Red Light District, sei lá como se diz em português) tem três zonas distintas. Em algumas partes, presume-se que, se a pessoa lá está, é porque está disponível para vender ou para comprar serviços.

Os holandeses são considerados o povo mais bonito do mundo, mas vestem-se mal, e não gostam muito de pessoal de olhos castanhos. Quando se sai com um homem holandês, divide-se a conta; é por isso que, nos EUA, ao acto de cada um pagar a sua parte se chama "Going Dutch".

A Felicity Berkleef tem um Instagram muito giro, cheio de fotos de gatos.

3 comentários:

  1. Nos states é que se vestem muito bem queres ver? :) Eu sou a prova viva que há Holandeses que se vestem bem e quando levei a menina a almoçar fora não foi going dutch :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não foi "going Dutch"! Eu disse-te logo que me devias um almoço... :-)

      Eliminar
    2. esqueceste de dizer que Dutch adoram amassar a batata cozida com outro vegetal (stamppot), arenque crú com cebola, empanado de bacalhau frito ( kibbeling), empanado de camarão frito, frincandel ( croquete feito com utero de vaca etc etc

      Doces tens a torta de maça, Stroopwafel ( bolacha frita com caramelo, DROP, Oliebollen, Pepernoten/Kruidnoten

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.