quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

O porquê

Porque é que o Trump foi eleito?
Porque os Republicanos mainstream acham que a culpa da Grande Recessão foi do Obama.

3 comentários:

  1. Este foi o melhor texto que li sobre as razões da vitória de Trump.
    Retirado do blogue Aventar
    TRUMP E A VERDADE
    22/01/2017, por Bruno Santos (o autor escreve contra o AO),
    «São muito mais preocupantes as reacções à eleição de Trump do que a eleição de Trump propriamente dita. Pelo motivo simples de que essas reacções sugerem uma total ausência de consciência sobre os motivos, as acções e as omissões que nos trouxeram a este lugar da História.
    Não há nenhum líder mais adequado do que Trump à civilização que estamos a construir. Nenhum encarna melhor a barbárie que muitos pensaram que só atingia os “outros”. Trump é a expressão plena dos nossos actuais valores, é o espelho rigoroso e fiel do nosso edifício ético e cívico, a tradução irrepreensível do nosso ideal e dos desígnios sob orientação dos quais conduzimos a nossa vida colectiva.
    Trump é o reflexo do nosso sistema de ensino, do nosso universo laboral, da falácia da competitividade, dos nossos programas de televisão, dos nossos jornais e revistas, das redes sociais, dos “personal trainers” e das aulas de ioga, dos (ir)responsáveis políticos, do rouba mas faz, da mentira institucionalizada, da destruição criativa, do custe o que custar, da corrupção impune, da ignorância endémica, da ausência de massa crítica, do regime siciliano que impera no sistema partidário, da exclusão do mérito, da perseguição da dissidência, da demolição simbólica do Estado, do esvaziamento da cidadania, da prepotência do poder, da coroação da trafulhice, da propaganda, da demagogia e da desonestidade.
    Trump somos nós, a uma escala híper-realista como há muito não víamos na nossa História.
    Trump é a Democracia com que enchemos a boca, marchamos em manifestações e colamos cartazes, quando, na verdade, agimos quotidianamente de modo inverso, em absoluta contradição com as palavras de ordem e os discursos que repetimos como mantras vazios.
    Trump é a Vitória do individualismo grotesco e do Iluminismo fascista, mas nós somos o individualismo grotesco e o Iluminismo fascista. Trump é a Verdade.
    E a Verdade ainda agora começou.»

    ResponderEliminar
  2. Não. Trump foi eleito porque foi o primeiro candidato em muitas eleições a reconhecer que o intervencionismo americano russófobo prejudicou os interesses e valores dos EUA e favoreceu os dos seus inimigos.

    ResponderEliminar
  3. E também porque ninguém é capaz de estar muitor tempo sem falar dele.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.