sábado, 7 de janeiro de 2017

Desactualizado

Estava a falar com uma amiga ao telefone e calhou falar em emigração portuguesa. Como no outro dia vi uns títulos nos jornais que mencionavam emigração, decidi dar uma olhada na página do Observatório de Emigração para ver se havia dados recentes. Achei a navegação um bocado confusa, mas por sorte calhei na página que tem um relatório feito em 2014 acerca da emigração para os EUA onde, na tabela 16, se menciona a distribuição por faixa etária dos emigrantes portugueses. Notei que os dados usados nessa tabela, que até é a tabela que apresenta o relatório na página do mesmo, são da OCDE de 2001. Achei super-estranho que fossem tão antigos.

Os EUA são um país que faz um censo da população de 10 em 10 anos, ora 2014 menos 2001 são 13 anos, logo houve um censo pelo meio com dados mais recentes. Mas os americanos até fazem amostras anuais. Sendo assim, podem perfeitamente, neste momento, consultar os dados por faixa etária de 2015, ou seja, em 2014, quando o relatório foi feito, os dados da amostra de 2012 já estavam disponíveis; bastava ir à procura.

1 comentário:

  1. Lê-se em mais de 40 quadros e figuras do documento completo [assinalado na faixa esquerda da página acima sugerida]
    http://observatorioemigracao.pt/np4/3914.html
    que o estudo tem números até 2012/2013, não até 2001, sendo este último a data de um relatório da OCDE que, para fins de comparação entre paises, é mais confiável que os dos EUA.

    Quanto a instrumentos de leitura portuguesa dos dados dos censos dos EUA, foi usada a seguinte ferramenta americana de ponta:
    http://dataferrett.census.gov/index.html

    O sugerido factfinder.census.gov também está citado no próprio documento completo.
    www.factfinder.census.gov

    Agora poderá estimar a probabilidade de um leitor confundir o trabalho profissional, e decente, com "a mãe da Joana". :-)

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.