segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Criaturas metafísicas 31

1.      As três bruxas de Macbeth descreveram-lhe a sorte, em coro.
Que o escocês tenha interpretado mal o vaticínio não é surpreendente, viu no futuro o que lhe convinha. Pareceram-lhe feias as bruxas, velhas, enrugadas, com dentes podres, cabelos ralos, unhas sujas, vestidas de farrapos fétidos, enfeitadas de sapos mumificados e caudas de lagarto rijas. Mas naquele minuto Macbeth precisava de aprovação e desesperadamente. Justificação de meios tão graves para um fim tão dúbio. Incentivo. Nunca foi determinado. Antes e depois dos assassínios sangrentos hesitou. Remorsos ou o hábito de procurar fora de si confirmação, força, fizeram-lhe ver o punhal que não estava lá à sua frente. Viu muitas quimeras, muitos fantasmas, todos eles ensanguentados. Procurou na mulher conforto, uma mulher de ferro e gelo, dura, que ainda assim sucumbiu aos delírios que gostaríamos de ver sofrer todos os ambiciosos. As manchas que não se conseguem lavar, as manchas danadas. A insânia dos perversos. A justiça e a ordem do universo, porque é preciso ter sido sempre insano para se ser mau. Lady Macbeth era bela, as bruxas não, mas viam estas nos seus caldeirões infectos e nas suas poções medonhas coisas verídicas e inevitáveis, a justiça e a ordem do universo. Se poucas vezes somos capazes de reconhecer os mensageiros, como seremos capazes de decifrar as suas mensagens.  

6 comentários:

  1. Este artigo vai ser citado no meu comentário a um artigo sobre Tortura in:
    http://destrezadasduvidas.blogspot.pt/2017/01/em-nome-de-que.html

    ResponderEliminar
  2. Fico não só, como é costume dizer-se e bom costume sentir-se, honrada, mas também satisfeita por ter assim um leitor. Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. (sobre as manchas que não se lavam http://elasticidade.blogspot.co.uk/2013/07/ilusao.html )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um fellow shakespearean :-) ! Se a filosofia é uma nota de rodapé a Platão, Shakespeare é a literatura toda. Parabéns!

      Eliminar
  4. Era só para dizer que acho os sapos bichos lindíssimos, logo até embelezam as bruxas!

    ResponderEliminar
  5. Encontrei um no meu quintal.Deixei de vê-lo, mas de vez em quando aparecem umas miniaturas do primeiro. Deve ser a prole, ou espero que seja, por razões sentimentais. Até porque partilham uma obsessão: trepar o acesso íngreme ao portão de entrada dos carros, pondo em risco a própria vida. São da matéria dos heróis, que a esta preferem o salto no desconhecido.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.