segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Criaturas metafísicas 100

1.      Os livros acumulam-se nas mesas-de-cabeceira porque o tempo é escasso, isto sabemos sobre ele e isto sabia sobre ele Agostinho que sobre ele dizia não saber nada.
O tempo é aquilo que o calendário e o relógio medem ou o tempo é a experiência da duração ou o tempo é uma dimensão onde os eventos acontecem ou o tempo é parte de uma estrutura do intelecto ou podemos viajar no tempo ou não podemos viajar no tempo ou o tempo é linear ou o tempo é cíclico ou o tempo é uma seta ou levou tempo dizer as coisas que pensamos sobre o tempo ou tudo aconteceu ao mesmo tempo ou somos presentistas ou somos eternalistas ou o tempo não existe ou. Na infância o tempo é longo, ou era, dependerá das infâncias, as dos avós que tomam chás exasperantes, as das fitas, as do tédio, haverá outras mas aquelas terão sido ao mesmo tempo, poderá haver coisas simultâneas numa única infância, as dos livros que não se acumulam e acabam demasiado depressa e há outros a seguir, alívio, as dos sustos felizes e das surpresas desconsoladas, as das lanternas debaixo dos lençóis porque a página seguinte é a página seguinte e as páginas seguintes são sempre imperativas, as de olhar pelas janelas dos carros e dos comboios, as de não fazer nada e acreditar em tudo. Onde a terra acaba e o mar começa, começa a façanha medida por relógios e calendários e capítulos e depois. 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma diversão com Inteligência Artificial, aqui:
      www.thatsmathematics.com/mathgen/

      Inteligência natural é, pe., a da autora de "Criaturas metafísicas 100", artigo com 170 palavras, em que 114 são diferentes, menos de 10 são repetidas e uma só vez, - a excepção é TEMPO, teclada 16 vezes.

      Eliminar
    2. Eu fiquei tão baralhada, especialmente por me atribuir autoria conjunta com a Rita Carreira (com quem já tenho falado) e com a Sandra Maximiano (que não conheço). É o que faz funcionar só com inteligência natural.
      A partir de agora, vou publicar tudo sob forma artificialmente inteligente!

      Eliminar
    3. Imagine então a Sandra Maximiano como coautora de "Classical Arithmetic Representation Theory with
      Applications to Rational Algebra" antes do início do seu primeiro curso universitário (cálculo feito com base no CV que publicou). :-)

      E, na mesma data, a Rita I Carreira como coautora de "Constructive Mechanics". :-)

      Ou a Alexandra Abranches como autora de 7 em 49 referências do artigo. :-)

      E tudo isto escrevendo, como escrevi, apenas os nomes com que se identificam no DdD - de modo a obter um ensaio como o que se encontra referido mais acima tive de experimentar várias combinações de nomes e, se repetir tentativa, não haverá um resultado semelhante com os mesmos "inputs".

      Esta "inteligência artificial" contentou-se com pouco. :-)

      Digam lá que não fica bem ao referido trio a elaboração de uma "Complex Lie Theory"... Pe., para a Sandra Maximiano, enquanto economista da área comportamental, é matéria elementar.

      Mais, e não menos, votos de bom ano!

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.