quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

A vida no xadrez

Ontem à noite, madrugada daí, saíram notícias de que a Rússia tinha recolhido informação que comprometeria Donald Trump. Tal informação foi incluída no relatório que Trump e Obama receberam a semana passada no "briefing" das "Intelligence Agencies", a seguir ao qual Trump dizia que, sim, tinha havido interferência da Rússia, mas não tinha sido suficiente para lhe dar a vitória. Hoje de manhã, realizou-se a primeira conferência de imprensa de Trump, desde Julho do ano passado.

Os tweets de Trump de hoje acusaram os media liberais de lhe estar a lixar a vida, pois a informação que, supostamente, contém o relatório das Intelligence Agencies é absolutamente falsa -- a veracidade da informação ainda não foi confirmada por nenhuma agência. Os assessores de Trump também garantem que a informação é falsa, é tudo lixo para lixar o Presidente-Eleito, mas estas são as mesmas pessoas que, quando confrontadas com o vídeo do pussygate, disseram que a família Trump não permitiu que se fizesse uma investigação detalhada dos "podres" potenciais de Trump para se defenderem de possíveis escândalos.

Garry Kasparov, o campeão de xadrez, a meio de 2016, quando saíram notícias acerca dos russos terem infiltrado os computadores e e-mails dos Democratas, disse que o mais provável era que os russos tivessem informação de Democratas e Republicanos, mas usariam a informação de Clinton para ajudar a eleger Trump e a informação de Trump para fazer chantagem com ele e conseguir uma política americana mais favorável à Rússia. O The Guardian tem um "Explicador" acerca do relatório que suporta esta ideia.

Se esta teoria tem mérito, então toda a discussão das infiltrações dos russos não tem o objectivo de desacreditar Trump, mas sim de desarmar a Rússia, de forma a que Trump não seja alvo de chantagem. E o mais engraçado é que este relatório foi dado a James Comey por John McCain, que é Republicano.

2 comentários:

  1. Engraçado porquê? Os Senadores republicanos McCain e Graham, instigadores de todas as guerras que os EUA lançaram nos últimos anos, Iraque, Líbia, Síria,... são os mais ferozes adversários de Trump. Com 1% de votos nas primárias, é difícil ligar a CNN nas últimas semanas sem ouvir o nome Graham citado ao fim de pouco tempo. Isso, sim, é engraçado. Bem como ver praticamente todo o establishment político americano, e europeu, e seu séquito comentarista, da extrema direita à extrema esquerda, prestar-lhe vassalagem. Estou para ver quem vai ser o juiz desta festa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho muito engraçado! Não sei porque é que o NG está a falar mal de Republicanos. Tenha tento na língua...

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.