quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Clinton vs. Trump: terceira ronda

O terceiro e último debate presidencial entre Hillary Clinton e Donald Trump realiza-se em menos de 24 horas, às duas da manhã de Quinta-feira, em Lisboa; 21 horas de Quarta-feira, em Nova Iorque. Podem acompanhar aqui na DdD em directo; o live-streaming está no fim deste post. Deixo-vos um apanhado dos últimos dias.

Desde o último debate, surgiram notícias na revista People e no NYT relatando supostas situações em que Trump agrediu mulheres sexualmente, de forma semelhante à que descreveu no vídeo discutido no segundo debate. Hoje, seis pessoas identificaram-se e corroboraram o relato da jornalista da revista People.

A campanha de Trump tem-se organizado melhor, mas não tem discutido o programa eleitoral do candidato. Em vez disso, tem-se focado em atacar a idoneidade da Comunicação Social e Trump acusa que a eleição irá ser viciada contra ele. O Presidente Obama disse a Donald Trump para parar de choramingar e desacreditar o processo eleitoral.

Esta semana, houve um atentado à bomba a um gabinete da campanha do GOP, na Carolina do Norte, em que os atacantes deixaram a mensagem "Nazi Republicans leave town or else". Os suspeitos ainda não foram identificados, nem encontrados.

Melania Trump finalmente foi entrevistada e perdoou ao marido os comentários ofensivos do vídeo da conversa de balneário; negou que o marido se tenha comportado como descreveu e como foi acusado, e pediu aos eleitores para ignorarem as calúnias de que ele é vítima.

Não tem grande havido grandes notícias da campanha de Hillary Clinton, ela não tem feito grandes eventos, o que indica que está a tentar passar despercebida enquanto Donald Trump dá tiros nos pés.

Para o debate de amanhã, Donald Trump convidou a mãe de um soldado que pereceu em Benghazi e que é uma pessoa muito crítica de Hillary Clinton, pois culpa-a da morte do filho. Deste convite de Trump, julgo razoável presumir que ele irá introduzir este tópico na conversa de amanhã.

Os candidatos serão entrevistados por Chris Wallace sobre seis tópicos: imigração, dívida e despesa com programas sociais, o Supremo Tribunal, a economia, política externa, e aptitude para ser Presidente. Podem ler mais acerca do formato do debate na página Politico.com.


1 comentário:

  1. Trump vai insistir na sua capacidade de submeter quem se lhe opuser e não sei se será por instinto ou por conhecer bem uma tendência existente entre os eleitores de ambos os partidos. O que não sei antecipar é a opção estratégica que Hillary adoptará, ou antecipará.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.