quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Tudo sobre rodas?

O Partido Socialista promete eliminar na totalidade os cortes ainda vigentes, em 2016. De certa forma, faz sentido que seja o PS a propor a eliminação dos cortes dos salários aplicados pelo Governo de José Sócrates.

Mário Centeno na entrevista acredita que com a reposição dos salários a economia vai rolar.

É claro que, se o PS for governo, beneficiará de uma economia em crescimento e com o desemprego mais baixo do que aquele que existia em 2011. Mas ainda assim tenho muitas dificuldades em perceber como é que ministérios como o da Administração Interna, onde as despesas com pessoal representam cerca de 80% da despesa total, vão acomodar este aumento de despesa num ano. Será que o plafond vai aumentar naquela magnitude? Ou será que o acréscimo das despesas com pessoal vai ser ‘acomodado’? Isto é, os ministérios com maior variação no plafond vão ser aqueles em que é maior a variação com as despesas com pessoal decorrente da reposição dos salários? Haverá espaço para outras opções de política?

Talvez Mário Centeno saiba alguma coisa que nem o actual governo, nem os anteriores, sabiam.

Outra possibilidade é Mário Centeno não saber que não sabe o que é o OE. Confesso que foi esta a impressão com que fiquei ao ouvir a entrevista de ontem na RTP3. Mas é verdade que ele falou como se estivesse em campanha eleitoral. E é esse de facto o espírito de um governo que depende do BE e do PCP. 

3 comentários:

  1. Intrigante, de facto...

    ResponderEliminar
  2. Cá está uma interpretação que não se confunde com um oráculo.

    ResponderEliminar
  3. Nesse Ministério haverá ainda o impacto do novo estatuto da PSP (e o do GNR quando for aprovado).

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.