quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Teoria dos urinóis, etc.

O Marketplace é um programa de rádio distribuído pela PRI, Public Radio International, que eu costumo ouvir às vezes, na minha comuta do trabalho ao fim do dia. É um programa muito bem-disposto e informativo, que cobre economia e mercados.

Para terem uma noção da boa-disposição daquilo, imaginem que hoje (o meu hoje é o vosso ontem) se falou na "teoria do urinol". A teoria do urinol tem a ver com a sequência de uso dos urinóis pelos homens quando entram num quarto de banho público. Veio a propósito porque estavam a discutir a localização física de máquinas de jogos num casino.

Numa outra história falou-se do compromisso de a Alemanha receber meio milhão de pessoas refugiadas anualmente. A informação dada na história é muito instrutiva--daqui a nada, falo como o Pedro Mexia. A culpa é do NAJ que me ofereceu uns livros dele. Então é muito instrutiva, dizia eu...

De acordo com a peça, a força laboral actual da Alemanha é de 42 milhões de almas e é envelhecida; projecta-se que, daqui a 15 anos, irá encolher para 36 milhões!!! (Não vos caiu o queixo? A mim caiu...) Em contrapartida, os sírios refugiados são uma população relativamente jovem e muito bem qualificada. Percebem a dinâmica disto, não é? Os jovens fazem bebés e têm qualificações mais actualizadas dos que estão prestes a reformar-se.

Conclui a história--e concluo eu--que a Alemanha tem um ganho potencial de longo prazo bastante alto com uma política de acolhimento de refugiados, apesar do seu custo de curto prazo. Para Portugal, que é um exportador de mão-de-obra qualificada porque não tem capacidade de a utilizar toda (eu acho que o que falta é essencialmente cabeça e vontade para a usar), a situação é muito mais difícil de analisar.

1 comentário:

  1. Podemos então considerar já a Alemanha como um Estado Islamico no Coração da Europa!!!

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.