segunda-feira, 6 de abril de 2015

Mas ele não é muito sexy...

Nunca achei Matthew McConaughey sexy. Não sei que raio é que as mulheres vêem nele, mas ele vai estar aqui na minha terrinha para um commencement cerimony (encerramento do ano escolar), na Universidade de Houston. Para dar o seu discurso, MM vai receber $135.000. No Washington Post perguntam-se porque é que se paga a esta gente tanto quando os estudantes estão tão endividados. Leiam os comentários, se se querem rir. Uma curiosidade: a Hillary Clinton ganha $300.000 por commencement speech.

Eu graduei-me duas vezes, e participei numa outra cerimónia como professora, e não faço ideia de quem eram os meus commencement speakers. Quando eu quero ouvir commencement speeches, vou ao YouTube ver o do Steve Jobs em Stanford. É o meu preferido e eu não tenho de pagar nada para o ouvir, nem tenho de estudar mais, nem sequer ensinar. Ora, ouçam lá--a sério que vale a pena. (Podem também ler aqui).

Stay hungry. Stay foolish.

Considerem-se graduados...

6 comentários:

  1. Olá Rita,

    Pessoalmente acho absolutamente decadente que alguém receba para fazer um discurso numa cerimónia de graduação. Degradante para quem paga ou se disponibiliza para pagar e degradante para quem recebe ou aceita receber. A possibilidade de efectuar o referido discurso deve e tem de ser entendida como uma honra cívica uma instituição de ensino confere ao orador, da mesma foram que a presença do orador deve ser uma honra para cada um dos graduantes. A "mercantilização" das honras cívicas - e isto é análogo a se poder comprar (ou receber pagamento) por um honoris causa - é um sinal claro de que se foi longe de mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Poder comprar (ou receber pagamento) por um honoris causa": mas isto é possível?! Onde? Nem sei o que googlar...

      Quanto a oradores talentosos serem pagos, por que não? Também não pagaria a uma orquestra? São artistas. Se não, como viveriam os Bill Clintons e Gorbatchovs deste mundo?

      Betty

      Eliminar
  2. Certo que não se devia pagar e o discurso que apresentas foi brutal: Steve Jobs. Mas o outro que tem de ser pago, eu gosto de ver (apesar de não saber se é bacoco) lava-nos as vistas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te esqueças de mostrar o discurso do Steve Jobs ao meu pseudo-sobrinho, Paulinha... :-)

      Eliminar
    2. Já tínhamos visto numa reportagem, penso eu. Mas nunca é demais lembrar-lhe.
      ;)

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.