quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Uma revista científica não é um blogue ou sobre a importância de ter as pessoas certas a liderar as instituições

Grande e corajosa decisão de José Luís Cardoso, que recentemente se tornou director do ICS.
A ser verdade o que é relatado na notícia, tudo se resume a isto:
A Análise Social não é um blogue, nem é uma revista de difusão de textos de opinião não fundamentados.
A decisão fácil seria deixar passar este número da Análise Social e depois substituir o seu corpo editorial. José Luís Cardoso terá intuído que era a reputação da revista Análise Social enquanto revista académica séria que estaria em causa.

4 comentários:

  1. Inteiramente de acordo.
    Li e guardei a AS durante muitos anos. E não me parece que artigos daquele tipo honrem o passado, muitas vezes difícil, da publicação.

    ResponderEliminar
  2. Não conheço a revista, nem li o artigo, limitei-me a seguir o link para o jornal...e depois de ler fiquei com as seguintes duvidas.
    Aqui ficam pois parecem-me legitimas, e talvez possa ajudar a esclarecer:

    1- Tudo o que é publicado na credenciada revista, é alvo de revisão plos pares, vlidação das referencias etc etc - ou seja, a revista desde sempre apenas publica artigos cientificos ...e seria este a primeira excepção ?

    2- Se conforme afirmou ao jornal o director a questão era um- "(...)conjunto de imagens que do meu ponto de vista, enquanto diretor do ICS, são ofensivas e que punham em causa o bom nome e a reputação institucional do ICS porque não são enquadradas." - porque se elimina o texto ? (ou afinal era mesmo tudo?)

    3 - Sendo a revista conceituada, credenciada e academicamente reconhecida...aparentemente, e subtentende-se das palavras do director, tudo isto se deveu apenas a falhas e incompetencia, tanto do Sociologo que fez o trabalho, bem como do "director e conselho redatorial" da revista - (que deduzo devam ser tb eles academicos) ....

    ...mas afinal...estes mesmos "director e conselho redactorial" estão lá á 3 anos e meio, sem que causassem macula na credibilidade e credencias da revista! Ou pouco paradoxal, não será ?

    (a menos que haja mais do que simplesmente "o artigo" em causa.)

    P.S - por via das duvidas, sendo eu mero leigo, já partilhei as imagens do artigo junto dos meus circulos... - não academicos, e a titulo de mera divulgação.

    ResponderEliminar
  3. Independentemente de quem tenha razão, espero que, ou a direção editorial da revista se demita, ou que a direção do ICS demita (se tiver autoridade para isso, não conceço esses pormenores) a direção da revista [do ponto de vista da direção editorial, serem publicamente desautorizados seria motivo para apresentarem a demissão; do ponto de vista da direção do ICS, se a direção da revista decidiu publicar um artigo suficientemente grave para justificar o cancelamento do número, também é suficientemente grave para demitir a direção editorial]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel, a direcção já tinha sido substituída. Este foi o último número da sua responsabilidade. Este facto também pode ajudar a explicar a opção por publicar o artigo.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.