sábado, 4 de fevereiro de 2012

Um erro: no Carnaval não há tolerância

Um erro: até poderia fazer sentido incluir o fim da tolerância de ponto no Carnaval na discussão dos feriados a eliminar - de facto toda a gente pensa que é feriado. Mas é um erro anunciá-lo a 3 semanas do acontecimento. Até porque este é um dia celebrado em muitas localidades, ao contrário da maior parte dos feriados.
A menos que o Governo pretenda desviar a discussão pública doutros assuntos mais incómodos, esta decisão vai gerar uma confusão desnecessária. Incompreensível, para quem está há tão pouco tempo no poder e numa crise com a gravidade da que vivemos.

3 comentários:

  1. Discordo.

    O Governo não acabou com as festividades do Carnaval. Apenas deixa de conceder tolerância de ponto.
    Nada impede que os funcionários públicos (porque só esses estão abrangidos) tirem um dia de férias para desfrutarem o Carnaval.

    Trabalhei durante muitos anos no sector privado, nunca como funcionário público, e nunca tive tolerância de ponto no Carnaval.

    Em Colónia, na Alemanha, onde existem festividades carnavalescas de grande dimensão,
    quem quer festejar o Carnaval, festeja. Tira um dia de férias. Dou este exemplo mas poderia dar muitos mais.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui, a minha discordância é o anúncio ser feito a 3 semanas do evento - quando muitas câmaras fizeram preparativos para os desfiles contando com a tolerância. Devia ter estado em cima da mesa desde o início da discussão dos feriados - e esteve completamente ausente, pelo menos que eu me tenha apercebido. E para a população o Carnaval era entendido como um feriado.
    Se formos à discussão dos feriados a eliminar eu penso que há muitos a eliminar antes do carnaval, pelo simples facto que o Carnaval é de facto celebrado por milhares de pessoas em eventos organizados para o efeito, o que não acontece com grande parte de outros feriados (1 de dezembro, 8 de dezembro, mesmo o 5 de outubro, o 15 de Agosto, o feriado religioso de junho). Mas, como já aqui escrevi, eu defendo uma forte redução dos feriados em Portugal. Do que discordo é desta incapacidade dos governantes portugueses gerirem o calendário - mesmo os outros feriados, se forem para ser eliminados este ano, era bom que isso ficasse rapidamente definido.

    ResponderEliminar
  3. Ate que enfim acabaram "os solavancos" e a mandriagem! Concerteza o PIB subira vertiginosamente este ano.
    Os investidores, libertos destas amarras retrogradas e antiquadas como feriados a comemorarem a independencia de um estado nacao ou a implantacao do sistema politico vigente, vao, enfim, em estado de puro extase tantrico ficar prontos para a boa-nova sem duvida transmitida pela fada da confianca: 2012 e ano bissexto!
    Vai dai, criarao emprego em barda.
    Ideias ferpeitas.
    Sonhos humidos.
    Ressaca danada.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.